Semente de eucalipto: Semente eucalipto citriodora www.destilariaflorestal.mxturbo.com.br

Óleo de eucalipto: essência de eucalipto de qualidade. direto da destilaria sem atravessador.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Como destilar óleo de eucalipto?

vamos conhecer hoje a maneira mais fácil de se destilar o óleo do eucalipto.Antes permita que eu me apresente, meu nome é Nelson trabalhei 8 anos em destilarias de óleo e aprendi as mais variadas funções como: Caldeirista, "funcionário responsável pela caldeira", Dorneiro "funcionário responsável por encher as dornas de folha", embalador "funcionário responsável pela embalagem do óleo após o descanso do mesmo".
Entre essas funções, exerci funções como encarregado de equipes do campo que são responsáveis pela derruba da folha.Apesar dos nomes dessas profissões que se modificam de uma cidade para outra, a profissão e a experiência é quase a mesma.Devido a ter passado por todos esses postos da área, adquiri um pouco da experiência nessa área,
Vamos a alguns detalhes que aprendi fazendo experiências no processo de destilação.1 percebi que quando a folha é jogada na dorna ela deve ser amassada em movimentos circulares, para se obter uma produção melhor, Para responder uma questão fizemos o seguinte teste. Questão:Se cada vez mais folha dentro da dorna se produz mais óleo, para que usar dois funcionários? se pode-se usar uma maquina com braço para pressionar mais folhas dentro da dorna?Resultado: a dorna que foi enchida pelo braço do trator produziu 13KG d óleo, a enchida pelos funcionários deu 17Kg, não ficamos satisfeitos com a resposta fomos atrás de outra resposta, descobrimos que, o trator pressionou a folha mais no meio obrigando o vapor sair pelas laterais da dorna, dava para sentir ao respirar a fumaça que saia da folha que: o óleo não avia totalmente extraído, enquanto que a dorna que os funcionários encheram devido a ter sido pisada ao redor fez com que o vapor procurasse as laterais e o meio da dorna dando resultados mais satisfatorios.
Outros testes:extraímos folha verdes e muchas do eucalipto citriodora, as folhas muchas teve maior resultado, não conseguimos descobrir porque a produção de olho das folhas muchas foi maior em relação as verdes, não sabemos se é devido a as folhas muchas caber maior quantidade dentro das dornas ou devido ao excesso de água nas folhas verdes.A produção foi menor ainda quando destilamos a folhas mais seca.
Percebemos também que a qualidade óleo de eucalipto pode variar de produtor para produtor como a água para o vinho,as variações são geradas devido ao clima, solo, métodos de tratamento, e até mesmo destilado para destinador.
Desde de 1989 o eucalipto tem sido o coração de minha cidade, de minha empresa, a fonte de sustentação da minha famíliae da muitos de meus colegas, por isso tento aprender cada dia mais sobre essa fonte de energia que sustenta minha cidade.
caso queira conhecer mais sobre o óleo de eucalipto
www.destilariaflorestal.mxturbo.com.br

2 comentários:

Claudio disse...

Amigo. É assim mesmo!!! Passar a experiência adiantealem de gratificante permite que mais pessoas sustentem suas famílias dando maior qualidade de vida à todos!!! Tenho eucaliptos justo para experimentar seu aproveitamento. Plantei-os e agora estão com dois a tres anos... Minha dúvida é: qual a forma mais prática de colher as folhas!!! Os galhos mais finos são cortados e vão com as folhas ou são "raspados" com uma ferramenta, tirando as folhas e deixando-os na planta mãe??? Parabens pela inicativa de publicar sua experiência!!!

cabeça disse...

amigo como fazer para separar o oleo da agua depois de destilado??
grato pela atenção